Formas de possuir criptomoedas diretamente4 min leitura

montagem LordcryptoBR

Esse é um questionamento bem comum. Seguindo o espírito aqui do site vamos tentar esclarecer de forma rápida, fácil e direta.

Partindo do princípio que você já sabe basicamente o que é criptomoeda, sua natureza e bases do mercado (se não leia antes “Não sei nada de cripto”, onde já falamos sobre isso, está no menu principal do site) vamos ao que interessa.

Criptoativos (ou melhor, seus tokens) podem ser obtidos basicamente de 3 formas detalhadas a seguir.

A primeira é aparentemente a mais simples, COMPRANDO. Para isso basta se cadastrar em uma exchange, que é uma corretora especializada em criptoativos, o processo é similar e as vezes mais simples e rápido que abrir uma conta em “banco digital . Em seguida envie dinheiro fiduciário (como o BRL (Real) ) para a exchange. Hoje a maioria já aceita PIX e todas te orientam nos sites como proceder. Uma vez carregado saldo na sua conta, basta escolher a moeda que quer comprar, as vezes ela não é vendida diretamente em BRL, ai é só comprar primeiro uma que faça par com o BRL, mas também com a moeda desejada, as moedas lastreadas em dólar como a BUSD, USDT, USDC e outras são preferíveis pois funcionam com praticamente todas as criptomoedas, mas há também moedas de uso da própria corretora como no caso do BNB da corretora Binance. Depois é só trocar pela que se deseja. Nesse caso as suas moedas ficarão custodiadas na exchange como fosse um “banco”, mas se quiser pode transferir para uma WALLET (carteira pessoal, se não sabe o que é isso, sugiro parar aqui e voltar no texto indicado lá no início e ler tudo antes de voltar a esse aqui…) . Pronto você já é um HOLDER, possuidor de tokens de criptmoedas, ou fan tokens.

A seguda forma é para avançados, se chama MINERAÇÃO, envolve possuir computadores poderosos para “extrair” moedas que ainda não estão em circulação. O minerador vai ter que utilizar hardware e softwares específicos para “garimpar” novas moedas, normalmente por meio de resolução de complexas fórmulas matemáticas, a cada lote de equações resolvidas primeiro e consequentemente de transações da rede blockchain validadas ele recebe um percentual das taxas como recompensa em moedas. Como disto, isso exige muito poder de computação (as vezes dezenas, centenas ou mais de CPUs dedicadas e consome muita energia no caso da “mineração tradicional” por “prova de trabalho” (essa aí das resoluções matemáticas). O Staking é de certa forma “mineração”, só que muito mais sustentável e ambiental, pois ao invés de POW (prova de trabalho) os validadores recebem por PoS (prova de Staking), ou seja, apenas por deixar as moedas paradas na conta por um período.

A terceira é GANHANDO ou recebendo dividendos e pagamentos , e isso pode se dar de forma passiva, ou seja, alguém te manda os tokens diretamente na sua carteira por N motivos como “presente” ou retorno de uma aplicação como o STAKING ou FARMING (também já falamos disso, dois textos atrás), que basicamente é parecido com uma poupança ou CDB, onde você recebe novos tokens por deixar os seus “bloqueados” para outros usos financeiros pelo agente por um período. Na forma ativa você vai fazer um tipo de “mineração” menos complexa, por exemplo em FAUCETS, que são sites que trabalham com Marketing Digital, ou seja, te pagam uma quantia de certos tokens por pequenas tarefas como assistir anúncios, resolver pequenas charadas, replicar anúncios em suas redes sociais ou simplesmente fazer requisição (claims) de tempos em tempos recebendo uma pequena quantia de cada vez. Há ainda o recebimento de pagamentos por serviços prestados ou vendas.

Para fechar a terceira forma há também os AIRDROPS (lançamentos “aéreos”), normalmente de moedas ainda em lançamento, basta se cadastrar, informar o endereço da carteirinha e as vezes cumprir pequenas tarefas de ajuda na divulgação. Além da pequena quantidade lançada para cada um, muitas dessas moedas nunca chegarão a valer algo, ou podem mesmo serem meras iscas para hackearem sua carteira, portanto cuidado. Só aceite airdrops de projetos bem feitos, transparentes e fundamentos sólidos, de alguma forma já bem referenciados na mídia especializada.

Palavra de Lord !?️

Gostou do conteúdo? Que bom. Curta, Compartilhe e se inscreva para ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *