O Historiador Niall Ferguson, escocês de renome mundial, docente de importantes universidades pelo mundo e grande referência historiográfica da atualidade, foi entrevistado no tradicional programa Roda Viva da Cultura. Entre outras análises que unem a observação do passado e suas grandes disrupturas civilizacionais e tendências de presente e futuro, Ferguson definiu as criptomoedas como “revolução financeira e monetária empolgante”.
Essa declaração vindo de quem vem não é nada desprezível. Compartilho com Ferguson, além do fato de também ser, entre outras coisas, Historiador, ligado afetivamente à Escocia e ter sido entrevistado central no Roda Viva (eu na versão local de onde moro) a mesma percepção empolgada sobre as criptomoedas.
Pode parecer estranho para alguns, historiadores ligados no presente, futuro, tecnologia e economia, mas tudo isso faz parte do ofício e interesses da classe. Afinal estudamos o passado não apenas para entender, registrar sistemáticamente e divulgar o que aconteceu (ou quase), o objetivo é aprender com o passado de forma a que se possa interferir positivamente no presente e futuro, seja evitando “erros testados” ou permitindo projetos de aperfeiçoamentos de “acertos verificados”.
Daí que fazer análises conjunturais e “exercícios de futurologia” não é complicado para historiadores, até porque ao estudar o passado o fazemos a partir de vários aspectos da humanidade ao longo do tempo, inclusive o econômico, o que obriga para pesquisas estar atualizado no assunto, a fim de entender as práticas passadas em comparação com as presentes e tendências futuras.
Independente de sua atual percepção sobre a economia digital e a disruptura que vem dela, vale a pena assistir a entrevista pela sua análise de várias questões atuais sob a perspectiva de um analista respeitado.
Palavra de Lord ?️
Gostou do conteúdo ? Comente aí em baixo e aproveite para assinar o site e receber as atualizações no seu email.