Já fizemos aqui breve comparação entre a plataforma de investimento internacional do Inter e da Avenue (uma empresa americana criada por brasileiros e para brasileiros, portanto muito “amigável” e descomplicada, inclusive com atendimento em português). A vantagem foi para a última.
Agora o Inter lança a sua conta global, concorrendo com a conta americana da Avenue. Qual a melhor opção?
“Conta global” é um nome genérico para uma conta brasileira com saldo em dólar, já temos algumas no mercado. A ideia é poder ter um saldo em dólar custodiado no exterior “escapando” assim das flutuações do dólar em relação ao real, e taxas de câmbio mais favoráveis na remessa e também ter IOF menor (1,10%) tanto na saída para o saldo em dólar quanto no retorno para o saldo em real . Também “driblar” o IOF de 6,38% que incide sobre TODAS as compras e saques quando utilizado o cartão de crédito internacional. Ou seja, é vantajoso.
Mas e a conta americana ? Como o próprio nome já diz, não é uma conta bancária brasileira, portanto não está sujeita à legislação nacional, ou seja não tem IOF na parte americana da operação. Na verdade o dinheiro vai e volta (se for o caso) por uma conta intermediária de investimento com saldo em real mas que só pode ser utilizado para investimento após câmbio e transferência para um saldo em dólar que o IOF é de apenas 0,38%. O spread, as taxas de câmbio, também são bem menores que na compra e venda “comum”. Esse saldo em dólar precisa ser brevemente investido, antes de poder remeter para a conta bancária simples e puramente americana, nessa remessa ainda há 1,10% de IOF e daí para a frente não mais. Enfim, se considerar que só se paga IOF no envio e câmbio, só nessa operação já é é uma economia de 5%, sem falar da economia em não ter IOF depois nas compras e saques…
A Avenue oferece uma conta de investimentos que dá acesso às bolsas norte-americanas, e permite reserva em dólar, mas ao mesmo tempo está integrada à uma outra conta bancária comum americana, que pode ser usada diretamente para compras e saques (sem IOF) em qualquer lugar do mundo. Isto é muitíssimo mais vantajoso que a solução oferecida pelo Inter… . A única “desvantagem” é que para ter o cartão físico de débito da conta americana da Avenue, é preciso pagar “o frete”, coisa de US$ 25, valor que se neutraliza na diferença logo nos primeiros usos do cartão em compras internacionais.
Sendo assim, novamente ponto para a Avenue.
Palavra de Lord !?️
Deixe seu like e comentário…?