O DETESTÁVEL FUD2 min leitura

montagem LordcryptoBR

O “FUD” é em princípio um “sentimento” negativo do mercado com relação à algo, uma empresa, um produto, um projeto ou mesmo todo um mercado. Ele pode ser natural ou artificial, isto é, intencionalmente criado para prejudicar.

Isso é feito através de difamação, sucitação de dúvidas, desqualificação, fomento do descrédito, acusações infundadas e ridicularização, causando uma fuga de investidores e isso usando em geral os próprios canais de comunicação das comunidades ou outros de influência no próprio mercado.

Embora a Wikipedia fale em “prática de Marketing” sem ética, fica difícil entender apenas como isso. Não faz muito sentido atacar a concorrência, causando um terror que na prática não vai trazer nenhum ou pouco benefício já que “respinga” no mercado como um todo e principalmente no mesmo nicho, afastando quem se interessa por ele e gerando uma desvalorização as vezes difícil de recuperar. Mesmo para forçar uma grande baixa para comprar mais barato e no futuro vender mais caro, pode ser um “tiro fatal”, sem possibilidade do retorno esperado.

Um outro ponto é que as ações consideradas FUD, vem de gente que aparentemente não tem nada a ganhar com isso… .Claro que isso é importante para que o FUD tenha sucesso, mas a velocidade e quantidade da desestabilização é tal que fica difícil crer que todos que amplificam o FUD estejam agindo orquestradamente.

Talvez como no caso das fake news, estejamos diante de uma patologia social em que não se destrói para ganhar algo, mas pelo simples “prazer de destruir”, uma coisa que parece ganhar cada vez mais praticantes. “Haters de tudo” como era bem comum nas comunidades digitais, conhecidos como “semeadores” (da discórdia) cujo objetivo era inviabilizar articulações e debates. No caso agora projetos.

Cuidado com o FUD, não ajude a quem só destrói. Não perca boas oportunidades por falta de firmeza emocional. #hold

Palavra de Lord ! ?️

Curta, comente e siga a gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.