Educação financeira, hackeando “o sistema”3 min leitura

Montagem LordcryptoBR sobre arte IA

Não importa o que falem dos “gurus” da Educação financeira, ou da possibilidade ou não de suas orientações serem empregadas com sucesso por qualquer um. O certo é que a Educação Financeira preconiza que se você apenas “vende almoço para comprar janta” não vai mesmo ter paz e chegar à bom lugar… .

Não importa o quanto você ganhe, mil ou 50 mil, se gastar mais do que ganha, ou não fizer renda extra se não ganha suficiente, não tiver disciplina e discernimento para criar aos poucos uma reserva e a partir daí poder investir, vai ser perrengue a vida inteira.

Educação financeira pode não te deixar rico, aliás um conceito muito subjetivo, mas pode te deixar pelo menos equilibrado e “tranquilo”. Todo mundo conhece alguém que do pouco fez muito e também os que do muito fizeram pouco… É disso que se trata.

Se der para chegar a ter pelo menos 6 meses de “gordura para queimar” (reservas) como dizem alguns “gurus” por aí, ótimo, mas no dia em que você consegue ter um mês de renda em reserva já começa a mudar muita coisa… .

Eu ganho bem tem um tempo (até porque antes investi em mim mesmo via educação e dedicação) porém eu gastava tudo e pouco mais, não tinha reserva, assim como não tinha muita consciência financeira, mas tudo mudou quando quase morri na pandemia e a saúde deteriorou, a idade também chegou. Hora de parar de “vida louca” e mirar um resto de vida mais confortável e realizado.

Me reeduquei financeiramente e hoje meu gasto mensal normal é pouco mais da metade do que ganho, não perdi estilo de vida, só racionalizei, o resto que sobra eu guardo e invisto em diversas formas e ativos, inclusive fora do Brasil, coisa que nunca tinha imaginado na vida… .

Sei que é “ralado” para quem ganha pouco, mas o algoritmo base é quase exatamente o mesmo, só vai levar mais tempo, a depender de condições e opções…

Hoje sou também Educador Financeiro (e não vendo curso nem livro, por ora…). Sou porque posso e me preparei para tal, sou porque faço, não apenas digo, e principalmente porque creio que dividir conhecimento é um dever de quem teve a oportunidade de receber. Por isso minha experiência de mais de 3 décadas como professor. Isso também nada mais é que a continuidade da minha conhecida luta ativista por justiça social, só que agora aproveitando a histórica e inigualável oportunidade das finanças digitais, em especial às descentralizadas.

Não entendam como uma “ode liberalóide”, pois não é, na África do Sul vi no museu do Apartheid uma frase de Mandela: “Se o poder te nega a liberdade, então o caminho para a liberdade é o poder…”, parafraseado ficaria “Se o sistema financeiro/capitalista tradicional impede a sua liberdade financeira, então o caminho para ela é tomar o poder do sistema financeiro/capitalista… “, isso se chama DeFi (finanças descentralizadas).

A verdadeira revolução chegou e te convido a vir comigo “hackear o sistema”, mudando nossas próprias vidas e a de tantos e tantas por ai.

Palavra de Lord !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *