A iminente aprovação dos ETFs spot de BITCOIN podem alterar ciclo do mercado e afetar a precificação do ativo base.
ETFs são fundos de investimento negociados na bolsa de valores e mercados de balcão. Refletem índices gerais de desempenho dos ativos de determinados temas, como tipos de negócios ou indústrias.O que ocorre é que com os ETFs de Bitcoin os investidores poderão se expor ao mercado de criptomoedas sem possui-las de fato.
Para os mais conservadores isso é atraente e vantajoso, porque podem se expor com menos riscos.ETFs não são segurados pelo FDIC, o fundo garantidor de depósitos dos EUA.
Apesar disso, são considerados mais fáceis e seguros que as criptomoedas, porque essas ainda não tem regulação em muitos países, incluindo os EUA.
A partir da aprovação e lançamento dos ETFs de spot (diferente dos de futuros) a coisa deve mudar bastante, porque a credibilidade e formação de preço do Bitcoin vai ser influenciado não apenas pela sua demanda direta. Passará a contar também o humor dos investidores em ETFs e isso vai funcionar como um “avalizador do mercado tradicional” ao ativo.
Até então, o mercado cripto mantinha uma certa “descorrelação” com as bolsas de valores.
Somado à entrada de outros grandes players do mercado financeiro tradicional, o próximo halving do Bitcoin não trará apenas mais um ciclo de alta. Trará um ciclo reforçado e diferente dos anteriores.E você ? O que acha ?
Deixe seu comentário.