BC quer reduzir a inadimplência nas operações com cartão de crédito rotativo2 min leitura

Banco Central quer reduzir a inadimplência no cartão de crédito rotativo.
Montagem lordcryptobr

Banco Central do Brasil avalia alternativas para reduzir a inadimplência nas operações com cartão de crédito rotativo.

O crédito rotativo é um tipo de crédito oferecido aos clientes de cartão de crédito que não conseguem pagar a fatura por inteiro, ou seja, pagara o valor total.

Ao pagar uma quantia menor que o total da fatura, o valor restante entra na fatura seguinte e sobre este valor que passou de uma fatura para a outra são cobrados juros, e caríssimos.

Para se ter ideia, os juros desse tipo de crédito são vistos como abusivos pelos especialistas. Em junho de 2023, atingiram o nível de 440% ao ano, equivalente a uma taxa de juros de 15% ao mês, não há outra maior no mercado financeiro.

Deixar de pagar as faturas integralmente é péssima ideia, e pode virar uma “bola de neve”. A disponibiilidade do rotativo prejudica muito e principalmente a população de baixa renda. Muitos do que estão com o nome no Serasa hoje, é por conta do cartão de crédito, pois não conseguem se livrar da dívida do rotativo.

Pensando nisso, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou na quinta-feira (10/08) que a instituição avalia alternativas para reduzir a inadimplência nas operações com cartão de crédito rotativo.

Em entrevista ele declarou ” A solução está se encaminhando para que não tenha mais rotativo, que o crédito vá direto para o parcelamento. Você extingue o rotativo. Quem não paga o cartão, vai direto para o parcelamento ao redor de 9% [ao mês]”.

Campos Neto disse ainda que a ideia não é proibir o parcelamento sem juros, mas disciplinar a situação. Ele entende que essas providencias não vão afetar o consumo, e lembrou que 40% do consumo no Brasil é via cartão de crédito.

O que acha disso? Deixe seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter CoinGecko Free Api Key to get this plugin works.