
Mercado cripto comemorando DERROTA DA SEC em caso de ETF de Bitcoin, importante passo para a valorização não apenas do Bitcoin, mas de todo o mercado.
Vitória da Grayscale em tribunal ajudará outros pedidos de ETF como o da BlackRock e outras empresas de investimento como a ARK invest e Gemini.
A SEC já vinha de uma campanha anticriptomoedas e os fundos ETF.
O recurso
O Tribunal Distrital de Columbia, EUA aceitou um recurso apresentado pela Grayscale na terça dia 29 de agosto. Forçando a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (a SEC) a reconsiderar decisão sobre o pedido da empresa. Que era de conversão de seu fundo bitcoin em ETF spot ( preço à vista de ativo).
O processo foi peticionado pela Grayscale em junho de 2022, após a SEC negar a solicitação de conversão do seu fundo de Bitcoin em ETF.
Argumentos
O argumento da SEC era que o pedido não atendia a exigência de haver um “mercado regulado com tamanho relevante” para o lançamento do ETF de bitcoin.
A empresa contra-argumentou que o fundo acompanharia os preços do ativo via mercado de preços futuros da criptomoeda na Bolsa de Chicago. Porém a SEC recusou.
A decisão do juiz.
“A negação da moção da Grayscale é arbitrária e caprichosa porque a SEC não conseguiu explicar o tratamento díspar de produtos similares. Portanto, concedo a moção da Grayscale e denego o pedido”, disse o juiz do caso.
Na opinião do juiz, a justificativa foi inválida porque a SEC não forneceu uma base razoável para distinguir entre um ETF com preço futuro e um fundo negociado à vista.
Esse argumento era a principal da SEC para recusar vários outros pedidos semelhantes de outras empresas como a BlackRock, e caiu por terra. Agora ficou bem mais complicado para a SEC continuar negando os pedidos.
Disparada dos preços
A notícia da derrota da SEC animou o mercado, preços dispararam coisa de 5% em pouco tempo.
O que você achou? Curta e comente aí…