Hack no X de Vitalik Buterin causa prejuízo e derruba preço do Ethereum3 min leitura

Hack no X de Vitalik Buterin causa prejuízo
Montagem lordcryptobr

Hack no X de Vitalik Buterin causa prejuízo a seguidores e derruba preço do Ethereum. Fundador da Ethereum, uma das maiores criptomoedas do mundo, foi vítima de um ataque hacker, que atingiu seguidores.


Ataque hacker no X


Dia 9 de setembro, Dmitry Buterin, pai de Vitalik, comunicou no X o comprometimento da conta de seu filho. O hacker usou a técnica de phishing e conseguiu induzir seguidores de Vitalik a conectarem suas carteiras em um site falso. Isso sob promessa de um Airdrop de NFTs comemorativos da Consensys.

Seguidores de Buterin acreditaram na indicação porque vinha da conta oficial dele.

Ao fim, os hackers drenaram as carteiras cripto dos que caíram no phishing.


Vulnerabilidade


O ataque ocorreu por meio de uma vulnerabilidade no X (antigo Twitter ) de Buterin. Provavelmente um SIM Swap. A clonagem do SIM do celular vinculado à conta.

Foi o que possibilitou o golpe. Ainda não se tem pistas dos responsáveis.


Prejuízo a seguidores


O hack no X de Vitalik Buterin causou prejuízo de coisa de US$ 700 mil, ou 3,5 milhões de dólares, segundo estimado por ZachXBT, especialista em segurança.


Preço do Ethereum derrubado


Além disso, o hack no X de Vitalik Buterin também causou uma queda no preço do Ethereum. O preço da criptomoeda caiu a US$ 1.583, pior cotação desde julho. Porém já começou a se recuperar, ainda com coisa de 1,3% negativo na semana.


Conclusão

O hack no X de Vitalik Buterin demonstra que há perigos além dos ataques diretos às corretoras e mesmo às carteiras não custodiais. Outro dia comentamos em vídeo, que as vezes devemos ter mais medo do que fazemos, pois abrimos as portas para os ladrões.

Dicas de segurança:

Para evitar cair em golpes como este, é importante tomar algumas medidas de segurança:

  • Use apenas carteiras de criptomoedas confiáveis e seguras.
  • Nunca compartilhe suas chaves privadas com ninguém.
  • Atualize sempre o software de sua carteira de criptomoedas.
  • Fique atento a possíveis sinais de phishing ou outros golpes.
  • Muito cuidado com airdrops e claims de pré-venda, separe uma carteira exclusiva para essas operações, segregada dos seus ativos principais.

O ataque hacker ao X de Vitalik Buterin deve ser um lembrete de que a segurança é sempre importante, especialmente no mundo das criptomoedas. Devemos estar sempre atualizados sobre os últimos golpes e tomar medidas para proteger os fundos.

Palavra de Lord!

Deixe sua curtida e comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter CoinGecko Free Api Key to get this plugin works.