OSTENTAÇÃO é o que impede a sua prosperidade3 min leitura

OSTENTAÇÃO é o que impede a sua prosperidade
Montagem lordcryptobr

Talvez você não tenha notado, mas a OSTENTAÇÃO é o que impede a sua prosperidade. Aliás a de muita gente.

Ostentação

Ostentar é a prática de demonstrações em geral públicas, de um grande poderio financeiro. Principalmente com gastos supérfluos e luxuosos. Não é problema quando se tem condições reais para isso. No entanto é problema quando não se tem de fato.

Ostentação sem fundo

É bem comum o desejo e a prática de exibir uma prosperidade que não condiz com a realidade. O simples fato de poder pagar eventualmente por um artigo, programa ou estilo luxuosos, não espelha uma condição real de nível de riqueza.

Em outras palavras, é possível agir parcialmente como rico ou parecer rico sem fundos permanentes. Porém isso não faz a pessoa de fato rica, pelo contrário, a impede de alcançar condições reais de riqueza.

O “pobre rico” e a prioridade

A busca da prosperidade financeira exige disciplina e controle emocional. Quando o desejo de exibir um estilo de vida luxuoso é maior que a vontade de realmente obter condições perenes para isso, temos um problema.

O “pobre rico” não organiza seus gastos com sabedoria, de modo a no futuro realmente ter condições. A prioridade é o momento atual, a ostentação que a realidade não permite ou aconselha, mas é efetivada.

Tipo aquele iPhone de última geração ao invés de uma casa rebocada. Aquela ida ao restaurante badalado ou balada cara ao invés de um instrumento essencial ao trabalho. Aquele carro do ano, ou caríssimo, ao invés de um que caiba tranquilamente no bolso e resolva a mobilidade.

Por isso a ostentação se foca nos passivos, não em obter ativos, já falamos desses conceitos em vídeo no nosso canal.

Ostentar X investir

Para se obter a liberdade financeira, é preciso antes conquistar a independência financeira e a estabilidade financeira. Obtida a independência, a estabilidade é a fase onde se busca e obtém um equilíbrio entre receitas e despesas. É também a fase em que se consegue economizar para poder investir e gerar renda passiva.

A renda passiva é aquela que não é diretamente fruto do trabalho, mas o retorno das aplicações financeiras ou rendas extras “automáticas”.

Quem tem como prioridade ostentar, nunca vai conseguir economizar para investir, não o suficiente para ter bons resultados.

A ideia é antes de gastar em algo, se perguntar se aquilo é realmente necessário. Sendo necessário, se a funcionalidade esperada pode ser obtida gastando menos que pagando por um similar de luxo.

Isso se aplica, a carros, viagens, celulares, roupas, passeios, itens de consumo e de estilo.

Com a economia do não ostentar, de certo sobrará para investir e ter no futuro condições reais de bancar um estilo mais confortável e prazeroso.

Palavra de Lord!

Esse artigo tem uma versão em vídeo nos nosso canal no Youtube e redes.

O que achou? Deixe sua curtida e comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter CoinGecko Free Api Key to get this plugin works.